As informações contidas em seu portfólio são de extrema importância na hora de seu cliente fechar ou não o negócio com você.
O portfólio online é a melhor e mais rápida maneira de mostrar seus trabalhos para futuros clientes ou empregadores. Montar um portfólio deve ser um processo cuidadosamente elaborado, no qual tudo é milimetricamente pensado: como usar as palavras, a apresentação de suas fotografias, até mesmo o estilo de seu cartão de visitas. Tudo para transmitir a melhor mensagem possível.
Por exemplo, imagine que você já realizou vários projetos e para bons clientes, é importante que você informe da maneira correta que prestou os seus serviços para clientes reais e quais foram esses clientes.
Essa informação irá mostrar ao seu futuro contratante que você possui experiência e que não se limita apenas a projetos experimentais ou pessoais.
Nesse post vou compartilhar algumas dicas que aprendi recentemente e que procurei aplicar em meu portfólio organizando melhor as informações para que elas sejam mais facilmente apresentadas para os futuros clientes.
Crie um “discurso de elevador”
O discurso de elevador é uma descrição geral e resumida do que você faz. No discurso de elevador você precisa ser o mais direto possível descrevendo o que você faz ou gostaria de ser pago para fazer.
Ele tem esse nome por ser uma declaração simples e direta que você poderia facilmente declarar à um avaliador se estivesse com ele em um elevador e não tivesse mais do que o tempo de ele chegar no próximo andar.
Lembre-se que muitas vezes o seu avaliador pode não estar observando apenas o seu portfólio mas também o de outros profissionais, sendo assim é importante que ele percebe de imediato em que perfil você se encaixa e se você seria o profissional ideal para a posição que ele está oferecendo.
Coloque o seu discurso de elevador em uma área importante do seu portfólio digital, preferencialmente já na página inicial com algum destaque caso o seu portfólio seja personalizado.
Apliquei essa dica recentemente no meu portfólio no Behance trocando a descrição anterior que continha dados irrelevantes para o contratante e o meu nome que já estava evidente no topo da página.
Na descrição atual o primeiro parágrafo é destinado unicamente a um resumo das minhas atividades, veja como ficou:
Descreva seu projeto de forma clara
Um outro ponto importante de aplicar em seu portfólio e em que vejo muitos designers pecando é a descrição do projeto. Muitas vezes não sabemos realmente o que falar sobre aquele projeto e aí acabamos por fornecer informações desnecessárias ou irrelevantes.
É claro que ao decidir o que será descrito sobre o projeto você precisa levar em consideração quem é o seu público alvo e em que tipo de informações ele está interessado e também disponível para ler.
De qualquer forma algumas informações são primordiais em seus projetos como as listadas abaixo:
- Título do projeto
- Nome do cliente
- Sua função (e os devidos créditos dos outros colaboradores)
- O briefing (resumido, é claro)
- Ideia chave
- Sua solução
- Resultados
- Links relevantes
Também apliquei essa dica em meu portfólio no Behance pois antes eu não sabia exatamente o que informar sobre cada projeto, dessa forma procurei padronizar a organização dessas informações em cada projeto como mostro abaixo:
Observe como agora eu inicio o cabeçalho do projeto com o nome do cliente e logo abaixo um título para descrever qual o tipo de serviço que foi realizado. Em seguida descrevo um resumo do projeto já explicando um pouco do briefing e depois um resumo da minha ideia e solução.
Por último eu coloquei um link para o site pronto, isso é algo bem importante de disponibilizar quando o seu projeto for de alguma forma aplicado ou apresentado em algum site na web ou caso ele seja o próprio site disponibilizar o link para que o avaliador consiga navegar por ele.
Outra maneira que encontrei de melhorar a descrição dos meus projetos foi através do nome dele já na capa, isso considerando que utilizo a plataforma Behance, veja como ficou:
Deixe claro a forma de contato
Esse é outro ponto de extrema importância, seu avaliador precisa encontrar facilmente o seu e-mail ou telefone ou seja lá o que você use para entrar em contato.
Lembre-se que o seu avaliador não tem muito tempo disponível, considere que ele não está observando unicamente o seu portfólio, sendo assim qualquer medida que você utilize para facilitar a vida dele é altamente válida.
Antes eu costumava colocar várias informações ao final dos projetos em meu portfólio, porém isso poderia acabar atrapalhando a leitura do avaliador.
Padronizar a postagem de cada projeto mostrando ao final de cada um unicamente um link para a principal forma de contato. Telefone, E-mail ou Mensagem.
Carbonmade: Com o Carbonmade você pode criar o seu próprio portfólio rapidamente e com um design padrão, mas com layouts interessantes. Incluindo seus trabalhos você pode dividir os projetos e colocar a descrição em cada um deles.
Deviantart: este site hoje em dia possui mais de sete milhões de usuários e mais de 60 milhões de contribuições. Voltado para um publico mais artístico.
Designrelated: este site pode ser uma simples ferramenta mais reúne uma gama de designers, artistas e fotógrafos e pode ser uma grande fonte de inspiração.
Flickr: é um site voltado para todo o tipo de publico, por isso mesmo também usado por muitos profissionais. Para acessar bastar se cadastrar ou se conectar através da sua conta Google ou por sua conta do Facebook.
Zuinn: O Zuinn é um projeto voltado para designers, fotógrafos, ilustradores, diretores de arte a fim de ter um portfólio digital de qualidade. Para se cadastrar é preciso ter uma conta no Flickr, e-mail, currículo resumido (opcional), e uma diversa opção de layouts.
Wix: É um site voltado para todo tipo de publico. Além da possibilidade de montar um portfólio, você tambem pode montar uma loja on line. Para iniciantes ou profissionais.
Pontos importantes para montar seu portfólio on line
É importante pensar no domínio, ou seja, no nome do seu site, deve ser criativo e curto, de maneira que seja fácil de ser lembrado.
Não se esqueça de ser claro ao colocar a informações de contato, com seu nome completo, telefones e e-mail.
Vale à pena contratar um serviço especifico de correio eletrônico com seu nome ou nome de sua marca, exemplo: seu_nome@sua_marca.com.br
Se você tem outra profissão, a dica é sempre a mesma: separe os trabalhos ou crie subcategorias, destacando a que mais te interessa. Por exemplo: Fotografia: Casamentos/Eventos/Eventos de Moda/Retratos. Melhore e edite seus trabalhos caso tenha qualquer tipo de erro.
Onde divulgar seu portfólio
Agora que você montou seu portfólio é hora de divulgá-lo. A primeira coisa é montar um atraente cartão de visitas com referencias a sua logomarca e seu site.
As rede sociais são os melhores meios de divulgar seu site, seja pelo Facebook e LinkedIn ou Twitter.
Entre em fóruns de discussão sobre o assunto e seja participativo, com comentários inteligentes.
Crie um blog, que pode ser conectado ao seu portfólio, e escreva textos sobre fotografia e outras áreas de seu interesse.
Informações:
http://designzeroum.com.br/como-organizar-melhor-as-informacoes-no-seu-portfolio-digital/
http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/05/como-criar-um-portfolio.html
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